quinta-feira, 20 de abril de 2017

JOGO NEUTRO

Quando jogamos um fighting game existem três situações possíveis dentro de uma partida:

- Estamos no ataque (posição de vantagem)
- Estamos na defesa (posição de desvantagem)
- Estamos no neutro (nem no ataque e nem na defesa)

O objetivo de um jogador quando está numa situação neutra é justamente tentar sair dessa situação e buscar uma posição de vantagem, e existem algumas técnicas para auxiliar a alcançar esse objetivo. O uso dessas técnicas por um jogador na partida é o que chamamos de Neutral Game, que é justamente o que podemos fazer quando estamos no neutro.

Por trás de todas as técnicas que irei mencionar a seguir está a noção de posicionamento / espaçamento que é fundamental para o sucesso em jogos de luta.

POKE


A técnica de poke consiste em simplesmente "cutucar" o adversário com um golpe seguro a fim de ir minando sua vida lentamente.

Próximo ao adversário geralmente são executados com golpes normais fracos e a média distância com golpes normais médios ou até mesmo golpes especiais, como por exemplo o Hadouken, contanto que sejam safe (seguros).

O vídeo abaixo, extraído do canal 2 Meia Lua Soco, explica e ilustra o conceito de poke detalhadamente.


WHIFF PUNISHING


Toda vez que se erra um golpe, intencionalmente ou não, é utilizado o termo whiff como uma menção de que o golpe passou em branco, no vácuo.

A técnica de whiff punishing consiste justamente em forçar seu oponente, geralmente através de footsies, a executar um golpe e errá-lo possibilitando a punição em um curto espaço de tempo. 

Também é possível induzir o oponente a tomar ações precipitadas errando (whiffing) golpes normais de maneira intencional em distâncias seguras.

O vídeo abaixo (em inglês) explica e ilustra o conceito de whiff punishing detalhadamente.




FOOTSIES


A técnica de footsies consiste em se movimentar entrando na distância de ataque do seu oponente por um curto espaço de tempo e saindo logo em seguida dessa distância. Essa distância de ataque geralmente é relativa ao golpe normal de maior alcance a média distância do oponente.

Realizar esse movimento frequentemente é uma tentativa de forçar seu adversário a desferir o golpe normal que você o está instigando a executar e uma vez que você recuou ele irá errar e se expor ao contra ataque permitindo assim um whiff punishement.

Abaixo um vídeo do jogador Guilherme Sarda explicando e ilustrando o conceito de footsies em jogos de luta.





BAIT


A técnica de bait (largar uma isca) consiste em fazer o movimento de um golpe, porém não executá-lo induzindo o oponente a tomar uma ação equivocada achando que você vai realizar determinada ação. O objetivo da bait é a execução de um whiff punishing na verdade as duas técnicas estão fortemente acopladas.

Abaixo um vídeo (em inglês) exemplificando o uso de baits que induzem o oponente a realizar um wakeup-throw, esse tipo específico de bait é também conhecida pelo termo shimmy.




Como vocês devem ter percebido essas técnicas estão fortemente relacionadas umas com as outras e entendê-las e saber usá-las numa luta será um grande diferencial. Provavelmente esse é um dos tópicos mais importantes em fighting games.

Treine e pratique essas técnicas e certamente seu jogo irá dar um salto de nível.
Abração e até o próximo post!

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Paulo pelo elogio, aprecio muito seu trabalho e em breve estarei divulgando ele aqui no blog também.
      Abração!

      Excluir
  2. Quando eu obtiver meu sucesso, você terá feito parte da jornada irmão, obrigado por isso.

    ResponderExcluir

FRAMES E FRAME DATA

Esse talvez seja um dos tópicos mais abstratos e consequentemente o mais difícil para um jogador que está iniciando no mundo de jogos de lu...