quinta-feira, 13 de abril de 2017

APRENDENDO A TREINAR

No post anterior eu falei algumas coisas com relação a como escolher um personagem, falei sobre os arquétipos de personagens e sobre a fase inicial de aprendizado de um modo geral. Agora vou falar sobre os primeiros passos com um personagem, vamos tentar estabelecer um roteiro de treinos para ser usado toda vez que quiser começar a jogar com um novo personagem novo.

Como jogador iniciante, é bem normal tentar aprender aspectos do jogo simplesmente jogando e testando coisas diretamente contra a CPU ou contra outras pessoas. Não há nada de errado nisso, porém provavelmente você estará tomando muitas decisões de maneira aleatória, sem saber o que você está fazendo, ou o porque está fazendo... sem foco, o que torna o aprendizado do jogo muito mais difícil. Provavelmente mais cedo ou mais tarde você vai ter que parar para treinar esses aspectos.


Dentro do Street Fighter V existem alguns modos que servem como tutorial para ensinar os jogadores principiantes o básico do jogo. Vamos comentar brevemente sobre eles.

DEMONSTRAÇÕES


Existe no jogo um modo chamado "Desafio" (Challenge Mode), e dentro dele encontramos um item de demonstrações. Nele é possível se familiarizar com as mecânicas do jogo (V-Trigger, Tech-Throw, Counter Hit, Crush Counter, etc), todas devidamente explicadas e ilustradas, então caso haja alguma dúvida sobre determinada mecânica procure o item relacionado e assista a demonstração.



Esse modo é interessante para quem realmente está começando do zero o jogo. Provavelmente vai ser feito apenas uma vez na vida.

DEMONSTRAÇÕES DE PERSONAGEM


Após escolher um personagem para jogar devemos começar a buscar as informações básicas sobre ele, primeiramente os golpes especiais.

Dentro do modo de Desafio, existe a demonstração de personagem, que mostra os golpes especiais de cada um dos personagens do jogo e suas variações (fraco, médio e forte), com uma descrição textual comentando o golpe, e suas propriedades especiais (invencibilidade, regeneração de vida, etc).

Ele é bem rápido de ser feito e por mais bobo que ele possa parecer, sempre pode trazer alguma informação que agregue conhecimento. Após ver todo tutorial de seu personagem é hora de se familiarizar com os golpes especiais e praticar.


TREINOS INICIAIS


O Training Mode é o laboratório de aprendizado, é nele que você irá passar muitas horas praticando. Ele permite ao jogador configurar e simular diversas situações de jogo. Por enquanto vamos focar no básico, os golpes especiais.

Depois de assistir o tutorial dos golpes especiais do seu personagem é hora de praticar a execução dos mesmos. Um treino pode ser dividido em categorias, e para quem está iniciando a execução é, sem dúvida, a categoria mais importante, pois você precisa ter condições de executar um golpe especial de maneira precisa sempre que você necessitar.

Errar um golpe especial frequentemente numa luta por falha de execução pode custar muito caro e com certeza será um empecilho para evoluir no jogo, então vamos elaborar um pequeno treino básico focado em execução.

Vou usar como exemplo nos treinos o Ryu. Primeiramente vou escolher treinar um de seus golpes especiais, o Hadouken.

TREINO 1: EXECUÇÃO DE GOLPES ESPECIAIS


1º SÉRIE: Executar o Hadouken 10x seguidas do lado direito da tela SEM ERRAR.
2º SÉRIE: Executar o Hadouken 10x seguidas do lado esquerdo da tela SEM ERRAR.
3º SÉRIE: Executar um combo simples com Hadouken 10x do lado direito da tela SEM ERRAR.
4º SÉRIE: Executar um combo simples com Hadouken 10x do lado esquerdo da tela SEM ERRAR.

Opções de combo simples:
- Pulo com chute forte, soco médio em pé e Hadouken.
- Pulo com chute forte, soco médio abaixado e Hadouken.

No caso de errar a execução do golpe especial, ou combo, recomece a contagem da série corrente do zero.

Como sugestão aconselho executar esse treino diariamente, mas cada dia variando com um golpe especial diferente. Exemplo no segundo dia ao invés do Hadouken treine o Shoryuken, no terceiro dia treine o Tatsumaki (Helicóptero).

Quando conseguir executar esse treino facilmente aumente o número de repetições da série para 20x.


Esse treino deve ser realizado até obter a precisão na execução dos movimentos a ponto de errar os mesmos muito raramente durante uma luta. No começo o treino pode tomar um pouco de tempo, mas depois conforme for evoluindo ele vai ser feito de maneira muito rápida.

Após completar o treinamento diário de execução de golpes especiais jogue outros modos de jogo (Survival, Versus, Casual Match, Ranked Match) e repare e anote quantas vezes você errou um golpe especial na luta para ter como parâmetro de evolução para verificar se o treino está dando resultado.

Após conhecer e saber executar os golpes especiais do personagem vamos partir para um outro tipo de treino. Além dos golpes especiais é igualmente importante conhecermos os golpes normais (socos, chutes, rasteiras, movimentos únicos) do personagem e o alcance dos mesmos para que possamos identificar a distância correta de aplicar um ou outro golpe normal.

Com o conhecimento dos golpes normais conseguimos muitas vezes conter investidas do oponente, pressionar o adversário, reagir a um ataque (contra-atacar) ou induzir o adversário a cometer erros.

TREINO 2: EXECUÇÃO DE GOLPES NORMAIS


Escolha um golpe normal, por exemplo soco médio.
Desfira o golpe normal até achar a distância máxima onde o golpe acerta o oponente.

1º SÉRIE: Recue e avance acertando o adversário na máxima distância 10x do lado direito SEM ERRAR.
2º SÉRIE: Recue e avance acertando o adversário na máxima distância 10x do lado esquerdo SEM ERRAR.

Faça isso para todos os golpes normais do seu personagem, e ataques únicos (como o Solar Plexus Strike que é executado pressionando frente e soco forte). No caso de errar a execução recomece a contagem da série do zero.

Como sugestão aconselho executar esse treino duas vezes por semana até estar bem familiarizado com os normais do personagem.



Esse treino é simples e faz com que você crie familiaridade com os golpes normais do personagem, identificando a melhor distância para executá-los, o que é vital no chamado "Neutral Game", que irei abordar em posts futuros.

Esses pequenos treinos tem foco bem específico em ajudar a melhorar a execução, tanto de golpes especiais, quanto de golpes normais e com o passar do tempo, praticando e repetindo, você irá errar menos esse aspecto nas partidas. Isso é só o início, existem muitas outras coisas para treinar, com o tempo você deverá elaborar seus próprios treinos. É muito importante criar o hábito de treinar.


Caso haja dúvida com relação ao uso e configurações disponíveis no Training Mode, deixo abaixo um vídeo feito por um jogador ensinando como usar o mesmo.



Até o próximo post,
Abração

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