quinta-feira, 6 de abril de 2017

INICIANDO UM FIGHTING GAME

OBJETIVO

 

A primeira questão que devemos procurar responder quando jogamos qualquer jogo é Qual meu objetivo principal ao jogar?
Existem várias respostas e cada uma delas tem suas implicações. Abaixo exemplos de algumas possíveis (não únicas) respostas:
  • Quero só dar uma brincada
  • Quero ser um bom jogador
  • Quero ser um jogador competitivo
A medida que o tempo passa o seu objetivo principal pode mudar, por questões pessoais, contentamento com o jogo, evolução, etc.

Respondida essa pergunta podemos seguir adiante e dar uma analisada nas características dos jogos de luta.
 

CARACTERÍSTICAS 

 

A principal característica de um fighting game é que por natureza ele é competitivo pois você estará jogando ou contra a máquina, ou contra outro jogador.

Outra característica é que é individual, uma vez que é você que está tomando todas as decisões, ou seja todos os acertos e erros são única e exclusivamente responsabilidade sua.

Outra característica é que exige raciocínio rápido, você precisa assimilar informações e tomar decisões em milissegundos exigindo intensa atividade cerebral.

Outra característica é que por ser individual e competitivo ele é altamente gratificante quando você vence pois seu trabalho acaba sendo recompensado e o mérito é todo seu, e pode ser igualmente frustrante dependendo da maneira como você lida com a derrota.
 

DEDICAÇÃO E ESFORÇO

 

Começamos o post falando sobre identificar o objetivo principal ao jogar e dependendo da resposta o nível de dedicação e esforço despendido será maior ou menor.

Para um jogador que só quer dar uma brincada saber apenas os golpes do personagem e praticar alguns combos básicos bastam para ele se entreter e ter alguns momentos de diversão, ele irá dedicar pouco tempo procurando se aprofundar no game, para ele isso basta, então não tem porque demandar muito esforço no aprendizado.

Para um jogador que quer ser bom no jogo (ser bom é relativo) ele deverá ir mais afundo nas mecânicas do jogo e buscar mais informações sobre os personagens, irá estabelecer planos de jogo, irá treinar combos mais complexos e situações específicas, irá treinar armadilhas para o adversário, ira treinar técnicas específicas do jogo... ele irá gastar muito tempo praticando, e despenderá muito esforço no aprendizado.

Para o jogador que quer ser competitivo ele deverá ir mais afundo ainda do que o bom jogador, deverá procurar a excelência em cada aspecto do jogo, dominar completamente seu personagem e manter uma rotina constante de treinos, focar em pequenos detalhes para obter vantagens, participar de eventos (campeonatos, desafios) e constantemente estar revendo suas ações e repensando seu jogo. Isso demanda muito tempo praticando e um nível de esforço altíssimo no aprendizado. Nesse nível o aprendizado é mais importante do que a prática, você gasta às vezes mais tempo estudando do que jogando propriamente.

É fundamental sermos realistas e sabermos em que nível estamos e em que nível queremos chegar e o que está envolvido para atingirmos nosso objetivo principal. Uma das razões (não a única) pela qual muitos jogadores acabam desanimando e desistindo de jogar é por não conseguir dedicar o tempo ou esforço necessários para atingir o objetivo estabelecido.
 

EVITANDO FRUSTRAÇÕES  

 

É importante ter em mente que ao jogar um jogo de luta você deverá saber lidar tanto com a derrota quanto com a vitória, pois do contrário acabará ficando mais frustrado do que propriamente se divertindo. Fazendo uma analogia com o futebol, nem sempre o melhor vence, por mais preparado que você esteja, por mais que você treine... você VAI PERDER, ninguém ganha sempre. Isso porque um jogo de luta é imprevisível, você pode não estar num bom dia, pode dar azar, pode se desconcentrar e tomar as decisões erradas, cair em armadilhas, falhar na execução de um golpe, etc etc.

Abaixo segue um vídeo feito por um membro bem ativo da comunidade de  Street Fighter V, PATOZ DioRod, relatando a experiência dele como jogador competitivo e falando um pouco sobre como lidar com essa questão da frustração.



Tente não mascarar seus erros e defeitos desfazendo do jogo, ou do personagem, do adversário. É comum negligenciarmos nossas limitações dizendo coisas do tipo "O personagem do fulano é roubado" ou "Ganhou porque ficou usando macetes"... esse tipo de postura pode acabar inibindo sua evolução no jogo. Eventualmente o desbalanceamento do jogo até pode ter uma parcela de contribuição para suas derrotas, mas antes de fazer qualquer afirmação desse tipo reveja suas lutas e veja se as decisões que você tomou foram corretas.


Feitas as devidas considerações, aproveitem o tempo de vocês no jogo e divirtam-se.
Abração e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FRAMES E FRAME DATA

Esse talvez seja um dos tópicos mais abstratos e consequentemente o mais difícil para um jogador que está iniciando no mundo de jogos de lu...